TEMÁTICA

EXPERIÊNCIA, LINGUAGENS E (TRANS)FORMAÇÃO

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Edgar Morin - Cotidiano em espaços digitais virtuais: experiência poética


Objetivo: 
Explorar o cotidiano por meio de experiências em espaços digitais virtuais e refletir sobre alguns princípios da teoria da Complexidade.

Atividade:

1 - Apresentação da proposta pedagógica e do blog onde constam todas as informações sobre o encontro.

2 - Impressões que cada participante tem sobre o metaverso Second Life (primeiro que nunca interagiu nesse espaço digital virtual e depois quem já teve alguma experiência).

3 - Criar o avatar e quem já tem o avatar acessar mundos que possibilitam inserir acessórios de vestimenta.

4 - Explorar os movimentos que o avatar pode realizar e as formas de comunicação e interação com os demais avatares.

5 - Explorar o espaço do UNILASALLE na ilha RICESU e o Laboratório de Anatomia, em relação ao sistema cardiovascular e ao sistema renal.

6 - Discussão sobre a experiência considerando os seguintes aspectos abordados nos artigos propostos:
* Emoção, comunidade de destino, laços afetivos, estar juntos e pertencimento;
* Redes, magia, comunhão, festa, alegria coletiva e estado poético;
* Imaginário, percepções sensoriais, áurea, potência subterrânea, presença, polidimensões e a sinergia entre o localizado e virtual; o arcaico e o contemporâneo.


"O conhecimento é sempre tradução e construção" (MORIN, 2006, p.136).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MORIN, E. Partilhar uma memória para uma existência poética, In: CASALEGNO, F. Memória cotidiana: comunidades e comunicação na era das redes. Porto Alegre: Sulina, 2006. 

LEITURA COMPLEMENTAR:


MAFFESOLI, M. A memória das tribos e o reencantamento do mundo. In: CASALEGNO, F. Memória cotidiana: comunidades e comunicação na era das redes. Porto Alegre: Sulina, 2006. 

TURKLE, S. A memória na tela. In: CASALEGNO, F. Memória cotidiana: comunidades ecomunicação na era das redes. Porto Alegre: Sulina, 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário